segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Por onde andará Fransued do Vale?


Em plena João Pessoa de 1997, alguns gatos pingados & pirados resolveram criar uma pequena editora chamada Trema para publicar os novos poetas paraibanos, muitos deles inéditos. A iniciativa era pra lá de oportuna, gerida pelos poetas Antônio Mariano Lima, André Ricardo Aguiar e José Caetano.
O desafio era de criar um projeto editorial marginal no fim da década de 90. O objetivo, na voz dos próprios editores, era o de inaugurar um circuito alternativo na literatura paraibana no qual autor e editora trabalhariam coletivamente da composição à encadernação do livro. A razão era simples, buscava-se baratear os custos da obra através de um livro de bolso, com tiragem limitada, em torno de 200 exemplares. Para os grandes sabichões da cultura oficial local, a Trema era uma loucura. O tempo provou que não, uma vez que hoje todas as grandes editoras brasileiras tem o seu lado "pocket", seja a consagrada Companhia das Letras, a Record ou até mesmo a gaúcha L&PM.
Abrindo a coleção Registro da editora Trema veio a luz um livrinho pequeno mesmo. "Um certo oriente- quase haicais quase tankas" de um poeta de nome Fransued do Vale. Muita gente pensou que Fransued do Vale fosse um pseudônimo ou que o cara nem existisse mesmo. Nascido no interior do Piauí e residente em João Pessoa desde 1977, o arte-educador Fransued do Vale era figura presente na cena cultural, uma vez que cantava no coral Voz Ativa, do maestro Luís Carlos.
O livro era quase dado ao preço de três Reais. O que o leitor não sabia é que com a publicação de "Um certo oriente" a editora Trama colocaria nas suas mãos um dos melhores poetas haicaistas paraibanos, seguindo a trilha aberta por Saulo Mendonça, em "Libelula 100 haikais", de 1990. Seguindo o modelo poético minimalista oriental do zen budismo, no qual tudo deve ser dito em três linhas, Fransued já se mostrava maduro em seu primeiro livro, com poemas do tipo: "passos no caminho:/na redondeza do ser/ pés de passarinho" (p.24).
O tempo passou, a editora deixou de existir e até o livrinho esgotou. Conheci Fransued no dia em que ele me vendeu o livro. Tempos depois, já em 2001, o poeta traz ao público um novo livro "Meditatio", desta vez pela editora Manufatura, do escritor, editor e professor Barreto. No seu segundo livro, o poeta não muda de dicção nem vai deixar sua marca principal que é o texto curto, bem elaborado, com imagens sintéticas, no sentido de uma poesia que tem na expressão máxima na filosofia do zen budismo.
Pouco lembrado pelos construtores do cânone literário do Estado, Fransued do Vale é um dos principais poetas paraibanos contemporâneos, devendo ser lido e estudado nos cursos de Letras da Paraíba. Mais de uma década depois da publicação de "Um certo oriente",por andará o poeta Fransued do Vale?

3 comentários:

Linaldo Guedes disse...

boa pergunta: por onde andará fransued. Lembro do livrinho da trema. aliás, seria bom que o mariano retomasse o projeto, não? abraços, mano. vindo aqui pra me atualizar em seus escritos

Unknown disse...

eu sei onde onda frasued ele morou aqui em mamanguape durante 02 anos fiquei amigo dele e ele agora é cristao é estar escrevendo para jesus mas ele nao se encontrar mas aqui em mamanguape ele agora esta em bananeiras ele um icone da importante da cultara paraibana ele escreve muito bem eu sou fã dele pelo conteudo das palavras que ele escreve soa riquissimas principalmente pra que saber o que é poesia frunsued é frasued um bom pai um marido um bom amigo um bom escritor o portugues é fraco pra expressar essa pessoa que o fransued gente boa mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!

Renan Tavares disse...

Ola amigo o professor Fransued esta na cidade de Banananeiras aqui na Paraiba ele e meu professor um cara super legal graças a ele descobri meu talento com poesia e muito meu amigo na minha escola todos gostamos dele